Plano de Saúde

Como fazer a portabilidade entre planos de saúde.

Casa do Corretor

9 de dezembro de 2021 às 15:12

A portabilidade entre planos de saúde permite que você mude de plano de saúde sem precisar cumprir uma nova carência, esse processo permite que o cliente tenha uma maior tranquilidade na troca de operadoras. Isso quer dizer que no novo plano, você terá acesso imediato a cobertura contratada, mesmo se a mudança for na mesma operadora, como em outra. No entanto, existem algumas poucas exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que o usuário faça a portabilidade do plano de origem para o plano destino.

O que é preciso para fazer a portabilidade
Primeiramente, é preciso que o seu contrato no plano tenha sido firmado depois do dia primeiro de janeiro de 1999 e você já tenha cumprido o prazo de carência do seu plano atual. Quem faz a portabilidade de plano de saúde pela primeira vez,  precisa que o plano já tenha no mínimo dois anos. Nas próximas vezes em que a mudança for feita, basta permanecer com o plano pelo prazo de um ano. Agora se o seu plano atual se enquadrar em regime de Cobertura Parcial Temporária (CPT), é necessário que você tenha ficado no plano ao menos por três anos.

Caso você cumpra todos os requisitos acima, no primeiro momento deve-se escolher um plano compatível com o seu, entrar em contato com a operadora e pedir uma proposta. Solicite ao seu plano de saúde uma carta de permanência para que comprovem que você contratou o plano atual há pelo menos dois anos. Você precisará também comprovar que está com as faturas em dia, sendo assim junte os comprovantes dos últimos três boletos. Caso o plano que você deseja mudar for um plano de saúde por adesão, ainda será necessário mostrar um comprovante de vínculo com a entidade, associação ou sindicato contratante.
Após a assinatura da proposta, a instituição tem 10 dias para emitir um parecer sobre a aprovação da portabilidade. Se não obtiver retorno, significa que a proposta foi aprovada. Por fim, não cancele seu atual plano de saúde antes da devolutiva da operadora, isto evitará que você fique sem cobertura no caso de recusa da portabilidade.

Com a sua portabilidade aceita, você deve entrar em contato a operadora para solicitar sua carteirinha e demais documentos do novo plano. Ele entrará em vigor 10 dias depois de aceita a proposta. Enquanto o novo plano não estiver vigente, o segurado ainda estará coberto com o plano antigo. Após a aprovação, você deve contatar a sua operadora antiga para informar que ocorreu a portabilidade de plano de saúde. O plano de origem deve ser finalizado no dia em que o novo começar a valer. Isso ajuda o usuário afastar de problemas futuros e cobranças .

Para evitar problemas, conte sempre com o apoio de um corretor especialista. Fale conosco!

Quer saber mais sobre planos de saúde? Nos siga no Instagram.

Deixe o seu comentário!

0 Comentários

Notícias relacionadas

Plano Odontológico

Benefícios de ter um plano odontológico

Casa do Corretor

17 de agosto de 2022 às 16:08

Plano de Saúde

Somos uma corretora EXPERT AMIL!

Casa do Corretor

4 de abril de 2022 às 09:04

Plano de Saúde

O que você precisa saber sobre carência zero.

Casa do Corretor

14 de março de 2022 às 17:03